Você sabe qual é a melhor idade para aprender outro idioma?
Alguns acreditam que o ideal é começar cedo, aprender enquanto a mente é jovem e as coisas mais fáceis de entender. Um estudo feito pelo psicólogo Steve Pinker mostrou que a habilidade de aprender uma nova língua é melhor até os 18 anos. Porém, estudos mostram que existem vantagens e desvantagens ao se aprender um segundo idioma em diferentes momentos da vida.
Adultos x Crianças; as diferenças no aprendizado.
Para muitos adultos aprender um novo idioma é uma tarefa difícil. A rotina do trabalho (dentro e fora de casa), pressão e o estresse da correria do dia a dia, desanimam adultos a tentarem começar um curso de idiomas. E, às vezes quando o fazem, é porque o trabalho obriga. A falta de horário para estudar também é um problema comum. Pois, além das aulas existem as tarefas de casa e leituras extras que tomam tempo.
As crianças, por outro lado, possuem mais tempo livre, menos estresse e como suas mentes estão em desenvolvimento, é mais fácil para eles ganharem e processarem novas informações. A diretora da escola bilíngue Spanish Nursery em Londres, Carmen Rampersad, disse “Nessa idade, crianças não aprendem um idioma, eles o adquirem”. Porém, por mais que as crianças tenham um ambiente mais favorável muitas vezes elas não têm interesse em aprende-la.
Por outro lado, isso já não acontece com os adultos, cuja concentração e maturidade ajudam na hora dos estudos. Eles se dedicam ao que estão aprendendo já que é uma escolha pessoal ou profissional. Além disso, os adultos também tem mais concentração que as crianças. No entanto, as crianças saem na frente quando o assunto é pronúncia por não se prenderem tanto ao som da língua materna.
Leia mais: Teens x Inglês
Métodos e Perfis de Aluno
Mais importante que a idade é o método pelo qual se aprende. Algumas pessoas precisam de apoio visual, escrito ou até mesmo auditivo. É por isso que nessas horas a melhor opção é ter um profissional capacitado a entender os diferentes perfis de aprendizado e consiga adaptar a aula para o aluno e a turma terem um melhor aproveitamento.
A aula de uma criança não será a mesma aula de um adulto. No geral, quando ensinamos para crianças é importante manter o foco delas em aula. Para isso contar com a ajuda de jogos, músicas e recursos visuais é de grande importância. Adultos por sua vez, também precisam de aulas dinâmicas que atendam suas necessidades e que ao mesmo tempo sejam relevantes para seus objetivos.
Em ambos os casos é importante inserir um pouco da realidade dos alunos nas aulas, não apenas para tornar as cosas mais interessantes, mas para também criar um vínculo entre o professor e o aluno. Esse laço é necessário para qualquer idade ou perfil pois quando o aluno se sente à vontade com o professor, a aula flui de maneira melhor e mais harmoniosa.
Leia mais: Como estimular as crianças a aprender idiomas
Aprendendo em qualquer Idade
Voltamos então a pergunta, existe idade para aprender outra língua? E ainda mais, existe uma idade ideal? De um modo geral, a melhor idade para estudar é o agora. O mais importante é a vontade de aprender um novo idioma e se dedicar ao estudo. Alunos adultos podem ter uma imersão maior, com conteúdo mais complexos e vocabulário mais rico enquanto as crianças, principalmente as mais novas, precisam de uma aula que se encaixe em sua realidade e conhecimento.
O aproveitamento de cada aluno depende dele mesmo, de sua motivação e interesse. Por mais que a mente das crianças esteja mais aberta ao novo e sua adaptação seja melhor, adultos possuem várias outras características e habilidades que os permitem assimilar o idioma rapidamente. Com isso pode-se perceber que não existe uma idade certa e sim, melhores modelos de aprendizagem para cada faixa etária pois cada uma delas precisa de um método e recursos diferentes, respeitando sempre as particularidades de cada estudante.