Como é o dia das crianças no mundo?
Todo mundo conhece o famoso “Dia das Crianças”, data em que os pequenos são celebrados e muitas vezes ganham presentes ou mimos de seus pais. No Brasil, comemoramos no dia 12 de outubro, data em que também comemoramos o Dia de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil.
No entanto, internacionalmente, existe uma data para comemorar o Dia das Crianças, 20 de novembro. Essa data começou em 1954 e busca promover a união e conscientização de crianças ao redor do mundo.
Entretanto, apesar dessa celebração internacional, vários países têm uma data diferente para celebrar suas crianças.
Dia das Crianças no mundo – Brasil
O Brasil foi o primeiro país a ter um dia especial para as crianças. Tudo começou em 12 de outubro de 1923, no Rio de Janeiro, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança que trazia temas como educação e desenvolvimento. No ano seguinte, o deputado Galdino do Valle Filho propôs uma lei que estabelecia o Dia das Crianças no mesmo dia em que havia sido o Congresso.
Coincidentemente, o dia 12 de outubro também foi o dia em que Cristóvão Colombo chegou às Américas, assim como também é o dia de Nossa Senhora Aparecida e, portanto, o feriado da Santa ficou conhecido pelo Dia das Crianças.
Contudo, a data demorou para ser popular e só ganhou força em 1955 quando a fábrica Estrela junto com a Johnson & Johnson criou a campanha “Semana do Bebê Robusto” que promovia uma nova linha de bonecas. O sucesso da campanha interessou outras empresas que criaram a “Semana da Criança” para aumentar as vendas de brinquedos e com isso o Dia das Crianças caiu no gosto do brasileiro
No entanto, o Dia das Crianças não é somente para compras. De acordo com a especialista em Marketing e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, Mariana Munis, o dia das crianças desperta um sentimento de nostalgia nas pessoas, aproximando pais e filhos.
Dia das Crianças no mundo – Estados Unidos
Nos Estados Unidos a comemoração normalmente acontece no segundo domingo de junho. A tradição começou em 1857 em Massachusetts com o Reverendo Dr. Charles Leonard que chamou esse dia de “O Dia da Rosa”.
Em 1955 o Dia das Crianças passou para o dia 8 de outubro. Porém, apenas em 2001 que o então presidente, George Bush, mudou a data para o segundo domingo de junho. A comemoração busca honrar as crianças e sua importância na família e no futuro do país.
Dia das Crianças no mundo – México
O Dia das Crianças no México é no dia 30 de abril desde 1925. Apesar de não ser um feriado nacional, o dia é de grande festa para os pequenos. A sociedade foca na importância de apreciar e amar as crianças. Nas escolas, os pais participam das festas em que as crianças podem brincar, assistir a workshops e fazer outras atividades recreativas. Em todos os lugares existem festivais e outros programas para entreter as crianças. Além disso, muitos jogos tradicionais fazem parte dessas festas, como por exemplo: a Loteria, Roubar o Sombreiro e a Piñata, além das comidas típicas que também agradam a criançada.
Dia das Crianças no mundo – Japão
Originalmente o dia das crianças era o “Tango no Sekku“, um dos cinco festivais anuais da corte do imperador do período Nara. Contudo, a data era somente para os meninos. Foi apenas em 1948 que o nome mudou para “Kodomo no Hi” e abraçou as meninas e meninos. Kodomo no Hi acontece no dia 5 de maio durante a semana do Golden Week (semana de feriados japonesa).
Entretanto, apesar de na teoria o festival abranger meninos e meninas, na prática ele ainda é mais para os meninos. As garotas possuem sua própria data comemorativa no dia 3 de março, o Hinamatsuri.
O Kodomo no Hi é recheado de tradições e uma delas é prender bandeiras com formato de carpas nas casas e postes. Outra é montar um altar com um boneco Kintaro (personagem tradicional japonês), katanas, kabutos (capacetes de samurai) e outros elementos simbólicos. Os pratos típicos, são sobremesas chamadas chimaki, um bolinho de arroz enrolado na folha de carvalho, árvore que representa prosperidade e boa sorte.
Dia das Crianças – Outros Países
Países como Austrália, Turquia, Tailândia, Canadá, Alemanha, etc.. tem suas próprias celebrações e dias para celebrar as crianças. Os australianos comemoram na quarta semana de outubro, porém há também outro dia; 4 de agosto, quando eles celebram as crianças aborígenes.
Na Alemanha, a data era comemorada de modos diferentes e em datas diferentes durante a Guerra Fria. A Alemanha do Leste celebrava no dia 1 de junho, enquanto a Alemanha do Oeste celebrava em 20 de setembro. E após as duas partes se juntarem novamente, o 20 de setembro passou a ser a data do dia das crianças. Apesar disso, até hoje algumas partes do país ainda celebram o dia das crianças em 1 de junho.
Já na Tailândia, o dia é o segundo sábado de janeiro. Nesse dia as crianças podem entrar de graça em museus, ônibus, parques e prédios do governo. Nessa datas eles ensinam as crianças sobre o seu papel na sociedade.
Celebração das Crianças.
Apesar de cada país ter um dia e um jeito para celebrar suas crianças, é um fato que as crianças são o futuro de todas as sociedades. Além de presentes, festivais, comida e festas, é importante lembrar de dar o valor necessário para as nossas crianças, lembrar que todas elas têm direito à educação, devem ser tratadas com dignidade e terem suas opiniões e individualidades respeitadas.
Não é à toa que o dia das crianças existe no mundo todo, porém ele não deve ser apenas um dia para presentear os filhos, mas também deve servir para lembrar que todos nós fomos crianças e como a infância é um momento tão especial em nossas vidas.
E a melhor maneira de cuidar de nossas crianças é lhes dando educação. Conheça o nosso curso KIDS.
Leia mais: 5 fatos curiosos sobre o dia dos pais