Otimizando seu tempo para estudar

Otimizando seu tempo para estudar img2

Otimizando seu tempo para estudar você vai aprender melhor e em menos tempo. Saiba como:

Otimizando seu tempo para estudar um segundo idioma

Imagine: depois de prometer para você mesmo que vai começar a estudar um novo idioma, você finalmente começa o curso. Livros comprados, aulas marcadas, está tudo indo bem… até que você se depara com lições de casa, atividades extras e estudo fora da sala de aula enquanto possui pouco tempo para se dedicar como gostaria.

O que fazer quando isso acontece? Estudar sozinho é tão importante quanto estudar em aula. Anteriormente, já falamos sobre como estimular as crianças e adolescentes a estudar, mas e os adultos? A correria da rotina, o cansaço, reuniões e outras responsabilidades muitas vezes fazem com que o tempo livre seja menor. Por essas e outras razões muita gente acaba acreditando que aprender um novo idioma é muito difícil.

Então, como usar esse pouco tempo a seu favor na hora dos estudos? É claro que não é necessário estudar 3 horas por dia de segunda a segunda, mas existem truques para otimizar o aprendizado.

1. Organizando a agenda.

Veja o que é preciso ser feito na semana e como encaixar um horário para estudar em momentos vagos. Anote dicas, vocabulário, faça uma lição, leia um livro, mas dedique parte do seu tempo livre em realmente estudar o que foi visto em aula. Dessa forma fica mais fácil detectar dúvidas e entender e fixar o conteúdo estudado. Meia hora por dia é mais que suficiente para dar um “upgrade” na rotina de estudos.

Preste atenção no melhor método para o seu aprendizado. Você é um aluno visual, auditivo, cinestésico? Veja o seu perfil de aprendizagem e use de recursos que vão impulsionar o seu aprendizado.

2. Usando a mídia ao seu favor.

Porque não juntar o útil ao agradável? Assistir um filme, ouvir uma música, ler um livro são coisas extremamente comuns feitas no dia a dia de todas as pessoas, então porque não aproveitar esse momento de prazer para aprender?

Que tal colocar um filme na sua língua-alvo e, para se desafiar ainda mais, colocar as legendas também nessa língua? Desse modo, assimilar a fala e a escrita fica mais fácil. Além disso, estudos mostram que pessoas que ouvem mais coisas em outro idioma, têm maior facilidade na hora de falar e pronunciar as palavras. Então, que tal ver um filme com áudio original, mas as legendas em português? Fazendo isso, você pode prestar atenção no que as pessoas falam.

Leia mais: Como aprender inglês assistindo filmes e séries?

Existem também milhares de livros adaptados para os mais variados níveis de aprendizado. Procurar uma versão estrangeira do seu livro preferido para praticar é uma boa ideia para entender melhor as estruturas gramaticais e aprimorar seu vocabulário.

Outra ideia é colocar um podcast para tocar na próxima vez que estiver parado no trânsito ou esperando o ônibus. Acompanhar as notícias em outra língua ou ouvir um podcast durante o trajeto para o trabalho também são modos de estar em contato com a língua em momentos fora da sala de aula.

Leia mais: 5 sites para aprender francês

3. Fóruns e Aplicativos.

No auge da era digital é fácil encontrar meios para praticar a qualquer momento. A internet está cheia de programas que facilitam o estudo; desde salas de bate papos até aplicativos de exercícios.

Se conversação é um problema, há vários programas e sites que permitem que você converse com pessoas de outros países. Outra ideia é criar um grupo de conversação entre seus amigos que também querem aprender o mesmo idioma. Ou porque não testar seu conhecimento num aplicativo de exercícios? Essa atividade pode ser divertida e prática, já que hoje em dia andamos com nossos celulares o tempo todo.

Otimizando seu tempo para estudar: sem desculpas.

É compreensível que o estresse e a correria do trabalho desestimulem na hora de pegar mais uma hora de um dia corrido para estudar. Porém, esses minutos em que se tem um contato extra com a língua-alvo fazem muita diferença no aprendizado. O motivo de muitas pessoas dizerem (falsamente) que o melhor modo de aprender outro idioma é viajando é porque quando estamos em outro país não temos outra escolha a não ser falar e estar em contato com o idioma estrangeiro.

Porém, não é preciso viajar para aprender! Existem vários modos para que se possa desenvolver o idioma. O que não pode é arranjar desculpas para não treinar. Aprender um segundo idioma não precisa ser uma tarefa difícil ou tediosa. Converse com seu professor, ele pode te passar dicas e conteúdos extras para que o ensino não fique só focado na sala de aula.

Dedicação é a palavra-chave nessa situação, não existe milagre que te faça fluente em um mês. Aprender um idioma é um processo e sendo assim, torná-lo agradável e proveitoso é o melhor passo para alcançar o sucesso almejado.

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: