Você conhece a “Cozinha Francesa”?
Almoço de domingo em família, jantar especial com os amigos ou namorado(a)… Aqui no Brasil já imaginamos uma mesa farta, aquele pudim gelado da vó ou um restaurante especial com um menu de entrada, prato principal e sobremesa para celebrar aquele dia especial. Mas e na França? É assim também?
Hoje quero te contar como são os hábitos dos franceses e como você pode aprender inúmeras curiosidades quando for em um restaurante na terra do croissant. C’est parti…..
Chegando ao restaurante, muitas das vezes o que ocorre no Brasil é de falarmos com o garçom e ele dizer: “Fique à vontade para escolher” ou até mesmo só vamos entrando e nos sentamos em uma mesa que aparentemente esteja livre.
Na França, isso é um pouco diferente e se agirmos desta maneira podemos gerar um certo incomodo neles, mas qual seria o correto? Na chegada ao restaurante espere na entrada até o garçom te abordar e você pode dizer a seguinte frase:
BONJOUR
e em seguida peça:
une table pour deux, trois, quatre- uma mesa por 2,3,4…. O monsieur ou a madame te acompanhará até a sua mesa, vale lembrar aqui que é muito comum do restaurante possuir dois ambientes, o primeiro deles é a parte de fora também chamada como “terrasse”.
Primeiro ambiente – La Terrace
ATENÇÃO: esta área geralmente é dedicada aos fumantes e caso você deseje uma mesa na “terrasse” fique sabendo que há grandes chances de você se deparar com algum fumante.
Segundo Ambiente – L’Intérieur
O segundo ambiente é o interior e esse é livre de fumantes, após você pedir uma mesa para você e seus acompanhantes, você pode solicitar se gostaria no interior ou na terrasse e a frase utilizada é essa aqui:
une table à la terrasse ou
une table à l’intérieur
Todos acomodados e prontos para pedir a comida? Antes, eu quero te dar uma dica, você sabia que na França a água da torneira é de boa qualidade e os restaurantes não cobram por ela? E, você pode pedir uma “carafe d’eau para o atendente que buscará para você sem custo nenhum.
Caso você esteja no meio do dia e encontre um restaurante, você pode pedir para eles encherem a sua garrafinha. É muito raro eles recusarem.
Chegou a hora de fazer o pedido e aqui uma atenção (mais uma!!), existem inúmeros tipos de restaurantes que podem te servir pratosà la carte ou então a formule. Qual a diferença?
À la carte
Você escolhe os pratos individuais tanto entradas, prato principal e sobremesas. Muito parecido com o Brasil.
A formule
Existem três tipos de Formule:
- Entrada + prato principal + sobremesas;
- Entrada + prato principal;
- Prato principal + sobremesas.
Fique muito à vontade para escolher o que mais te agrada e atenção aos valores, a completa é sempre mais cara que as outras duas. Para você pedir o que deseja, é só dizer “Je voudrais e pode apontar para o item do cardápio.
Para os amantes de pão, eu tenho uma boa notícia. Ao pedir o seu prato principal, é muito provável que você receberá uma cestinha de pão antes da chegada da sua entrada ou prato principal. Pode aproveitar que é de graça, claro que a qualidade do pão varia muito de restaurante para restaurante, mas é um hábito dos franceses sempre oferecerem essa cestinha.
Comportamento
Aqui vai uma diferença dos brasileiros e franceses, enquanto você aprecia sua cesta de pão, repare que os franceses falam muito baixo durante a mesa. Caso você esteja falando muito alto, vai notar que eles se incomodam bastante com isso e farão de tudo para você notar que eles estão insatisfeito com o seu modo de agir. Isso é algo cultural e acredito que cabe respeitar, já que estamos na casa deles, certo?
Refeição feita e todos satisfeitos, chegou a hora de pagar a conta. Aqui entra uma das perguntas mais feitas para nós, é preciso deixar gorjeta? A melhor resposta é que é de muito bom grado e educação deixar um valor quando em um restaurante pequeno ou um café. Não precisa ser 10% ou mais, porém um valor simbólico é visto com muito bons olhos. Chamamos a gorjeta de “pourboire e ela pode ser deixada em cima da mesa mesmo.
Para restaurantes mais refinados, existe uma “regra” que é aplicada e a gorjeta é quase que esperada pelos trabalhadores do estabelecimento. O valor é de 10% da conta, portanto é importante se atentar a este valor.
Existem alguns outros hábitos bem curiosos dos franceses, como por exemplo uma refeição durar 3 horas com vinhos e queijos.
Agora, alguns outros pratos muito cobiçados pelos franceses:
O magret de canard e o confit de canard – Magret de pato – são sempre pratos principais. O confit, feito com a coxa do pato, vem acompanhado por batatas douradas com alho. O magret ou o filé do pato é degustado crocante por fora mas rosa no interior. Os magrets aqui são sublimes. Toda brasserie oferece estes pratos.
Canard à l’orange – Pato com laranja – é o pato cortado em pedaços e cozido com caldo de laranja. Às vezes os restaurantes servem um filé de pato com molho de laranja. Outra receita tradicional é pato cozido com azeitonas. Como o pato com laranja é receita caseira, não o encontramos com frequência nos cardápios. Mas o magret com laranja é fácil encontrar.
Foie gras – Fígado do pato- que você encontra como entrada, servido com geléias e torradas ou em salada.
Gratin dauphinois – Batatas gratinadas – batatas em pirê, aligot purê enriquecido com um queijo chamado tomme de Laguiole), pommes de terre sautées ou rissolées (batatas cortadas em quadradinhos e douradas com alho)… Os franceses são experts no preparo das batatas.
Gigot d’agneau – Pernil de cordeiro- degustado cozido por fora e rosa por dentro ou então na versão 7 horas, assado no forno em baixa temperatura. Ele fica desmanchando, também épaule d’agneau, a parte do ombro minha preferida. Uma carne mais gorda e mais macia.
Finalmente, você já sabe como funcionam os restaurantes franceses. No entanto, aqui fica uma fica importante. Falar francês faz toda diferença para obter um atendimento mais personalizado. Então se você ainda não fala francês conheça o SALUT, nosso curso de francês feito para brasileiros.