Intercâmbio funciona?

imagem intercâmbio

Intercâmbio funciona mesmo? Essa pergunta é feita o tempo todo pelos alunos de um novo idioma. Porém, essa resposta não é tão simples quanto parece.

Alguns fatores tem que ser considerados para que o intercâmbio realmente funcione:

Nível linguístico atual x tempo do intercâmbio

Quanto mais baixo o nível linguístico da pessoa mais tempo de intercâmbio é necessário. Por exemplo, uma pessoa com nível Básico (CEFR A1) que faz um intercâmbio de 4 semanas vai ter pouco resultado. O maior ganho nesse caso é a melhora da compreensão do idioma, mas não vai fazer a pessoa voltar do intercâmbio falando a língua. Para essa pessoa, seriam necessárias no mínimo 24 semanas de intercâmbio para um bom resultado.

Já uma pessoa que tenha um nível Intermediário (CEFR B1) pode ter um resultado bastante bom nesse mesmo prazo. No entanto, é importante levar em consideração o seu perfil de aprendizagem, a instituição e o país escolhido para estudar.

Instituição de ensino escolhida

É muito importante escolher a escola com base na indicação de alguém que já tenha estudado nela. É muito comum alunos se matricularem em escolas através de agências no Brasil e ficarem muito decepcionados porque o curso, os professores ou os participantes das aulas eram muito ruins.

País escolhido

O mais importante quando fazemos um curso no exterior é o contato com os nativos no seu dia a dia. É importante poder praticar a língua nas ruas, nos mercados, parques, etc. Por isso o país do destino e a cidade também fazem bastante diferença. Numa cidade muito grande, como Nova Iorque, por exemplo, as pessoas não tem muito tempo para dar atenção por isso “conversar” com as pessoas na rua pode não ser tão simples.

Além disso, escolher um país cujo povo tenha curiosidade pela nossa cultura faz toda diferença porque assim eles sempre estarão prontos para bater um bom papo.

Tipo de estadia

Muitas pessoas optam por ficar num hotel ou num dormitório de universidade porque querem ter privacidade, porém essa privacidade significa falta de contato com os nativos, o que é muito prejudicial.

Prefira sempre ficar hospedado na casa de uma família. Escolha bem a família, investigue se eles recebem alunos estrangeiros com frequência e se estão realmente preparados para receber uma nova pessoa na sua casa. Interagir com a família em suas atividades cotidianas é a principal forma de praticar o idioma e aprender novas palavras, expressões, etc.

Intercâmbio funciona

Fuja dos brasileiros

De nada adianta fazer um intercâmbio se você ficar o tempo todo “grudado” com os brasileiros. Depois de 3 dias falando só a língua do local é normal querer falar português, mas isso pode prejudicar muito a sua aprendizagem. Interaja o máximo possível com os nativos ou com pessoas de outros países que não falam português e seu resultado será muito melhor.

Por fim, sim, Intercâmbio funciona.

Só depende das escolhas que você faz quando vai planejar o seu intercâmbio. Siga as dicas desse artigo e com certeza você vai ter ótimos resultados.

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: