Teens x Inglês

Teens x Inglês img

O artigo Teens x Inglês vai traçar um panorama do que significa aprender inglês nessa fase. E, também dar dicas para obter mais sucesso na escolha de um curso teens.

Saber falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser um requisito, não só quando falamos em currículo, mas também para viagens, entretenimento e cultura. Por isso, seu aprendizado se torna fundamental na formação integral dos jovens. Porém, sabemos que, de modo geral, o inglês ensinado em escolas regulares tem o seu enfoque na preparação dos alunos para provas vestibulares e afins e deixa o propósito comunicativo em segundo plano. Por esse motivo, chega a hora de colocar o adolescente em um curso de inglês para “teens”.

A adolescência é um ótimo período para aprender um novo idioma, especialmente o inglês. O teen já tem muito contato com a língua nas suas atividades diárias, por exemplo em jogos de celular e videogames, músicas, filmes, séries, redes sociais, etc. Nesse momento da vida, nosso cérebro absorve informações e desenvolve habilidades com maior facilidade por estar em uma fase de desenvolvimento cognitivo e maior plasticidade.  Segundo o MIT(Massachusetts Institute of Technology) é o melhor período para aprender um novo idioma. Sem falar que nesses anos, eles tem mais tempo para estudar sem ter que dividi-lo com emprego ou outras responsabilidades da vida adulta.

No entanto, nem tudo são boas notícias, apesar da fase ótima para absorver um novo idioma, o adolescente tem de ser cativado para ativar todo esse potencial de aprendizado. Dificilmente eles prestarão atenção em algo que não os interessem.

Portanto, o que observar quando estamos escolhendo um curso teen?

Teens x Inglês – o material

O material usado em um curso Teens é algo que pode significar o sucesso ou a indiferença para com as aulas trazidas por mais um livro escolar. Afinal, alguém já viu um teen animado lendo um livro didático?

Para gerar interesse, necessariamente, o material tem que gerar identificação. Essa não é uma fórmula mágica, mas existem algumas características que são desejáveis. O livro precisa ter um conteúdo atualizado, com temas e assuntos pertinentes aos que os jovens de hoje vivem, conversam e consomem. Precisa ser dinâmico, como tudo nos tempos modernos. O conteúdo que um adolescente está acostumado a consumir vem sempre em pequenas partes rápidas, como vídeos em redes sociais. O livro fica muito mais interessante se funcionar dessa forma. E, por último, mas não menos importante, ele precisa ter um visual igualmente moderno e chamativo para o teen.

Teens x Inglês – a aula

Aquele velho modelo de aulas que estávamos acostumados, um professor que escreve na lousa enquanto os alunos sentam à sua frente e escrevem, não vai fazer um adolescente querer sair de casa e se dedicar a aprender um idioma novo.

As aulas de um curso teen devem ser interativas e divertidas, com jogos, atividades, conversas e discussões. Isso faz com que o aluno se mantenha engajado no aprendizado. Os recursos tecnológicos são grandes aliados também. O fiel escudeiro de um adolescente é o celular, por isso devemos usa-lo em benefício de seu desenvolvimento nas aulas.

Resumindo, temos que usar os interesses dos alunos para conseguir sua atenção e dedicação e suas aulas devem proporcionar um ambiente rico e amigável para que seu aprendizado seja fluído e livre de esforço.

Teens x Inglês img2

Teens x Inglês – os professores

O professor tem um papel essencial no processo de aquisição de um idioma novo. Portanto, ele precisa ser preparado para isso.

Não diferente de qualquer outro professor, ele deve saber diferenciar e atender as necessidades dos diferentes perfis de aprendizagem dos alunos. Um professor para esse público precisa conseguir criar interesse nos teens. As aulas precisam ser divertidas e importantes para eles, a ponto dele não querer perder o próximo encontro. E, por incrível que pareça, para tudo isso acontecer o professor precisa ser exigente. Isso dá ao aluno regras claras, um senso de obrigação e realização em relação às tarefas e atividades da aula e a segurança de um ambiente estruturado onde todos tem seus papeis.

Avaliações e acompanhamento

Essa última parte não é tanto sobre o curso em si, mas é tão importante quanto. Aqui vamos falar sobre garantias de aprendizado. Nem todos aprendem da mesma maneira, nem no mesmo ritmo. Portanto, ter certeza que todos os alunos estão tendo o aproveitamento adequado é necessário para bons resultados. Avaliações pertinentes e consistentes são o caminho mais adequado para isso.

Levando em conta que o intuito do curso não é somente passar em uma prova de vestibular, as avaliações tem de ser condizentes com o objetivo de se comunicar e também compreender tanto provas escritas quanto orais.

Finalmente, a escola precisa oferecer um canal de comunicação com os responsáveis. Essa comunicação é fundamental tanto para o acompanhamento do progresso do aluno pelo responsável, quanto para solucionar e evitar possíveis problemas comportamentais e pedagógicos do aluno.

Com tantas opções de cursos de inglês disponíveis, essa escolha tão importante na vida do adolescente é algo que não queremos fazer errado. Mas com essas dicas ficou um pouquinho mais fácil na hora de procurar o melhor curso para seu filho. Boa sorte!

E se você está procurando um curso para o seu filho adolescente, Conheça nosso curso teen!

Leia mais: Qual é a melhor idade para aprender outro idioma? / Como estimular as crianças a aprender idiomas

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: