5 fatos sobre o dia de Saint Patrick

imagem 5 fatos

Conheça agora 5 fatos sobre o dia de Saint Patrick

Já foi a alguma festa chamada Saint Patrick’s Day? Se não, já viu algum amigo ou conhecido seu, ou até fotos aleatórias na internet de pessoas fantasiadas com roupas e cartolas verdes cheias de trevos, uma barba longa e canecas de cerveja verde na mão? Ainda não sabe do que estamos falando? Já ouviu a história de que no final do arco-íris tem um pote de ouro? Então, essa lenda tem tudo a ver com o Dia de São Patrício. Continue lendo esse artigo para conhecer 5 fatos sobre a data:

1. Quando, onde e o que se celebra no dia de “Saint Patrick”?

Celebrado em 17 de março, o dia de São Patrício é festejado em diversos locais pelo mundo, mas em especial na Irlanda, um país localizado no norte da Europa que tem como capital a cidade de Dublin. A data foi escolhida pelos irlandeses para homenagear seu padroeiro, além da cultura e das crenças locais.

2. Quem é esse “Saint Patrick”?

São Patrício nasceu em uma família rica da Grã-Bretanha entre os anos de 373 e 390 depois de Cristo. Há relatos até de que seu nome nem era Patrick! Já deu pra ver que essa história é muito cheia de incertezas, né?

A trajetória de Saint Patrick

Aos 16 anos ele foi sequestrado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. No entanto, depois de um tempo ele conseguiu fugir e voltar para sua família na Inglaterra. Foi aí que o jovem se aproximou da religião.

Após viver os horrores da escravidão, ele passou a rezar tanto por sua liberdade que se aproximou mais da religião. Reza a lenda que ele teve uma visão que o ajudou a escapar. Assim ,ele foi para a França e se tornou bispo depois de 12 anos se preparando para sua missão mais importante:

“Retornar à Irlanda para catequizar o povo que lá vivia”.

Nessa época o catolicismo era imposto aos povos pagãos mas São Patrício agiu de forma diferente. Aos poucos, ele ganhou a confiança e o respeito de todos apresentando aspectos cristãos através de elementos do próprio país. Então, ao invés de agir com a força, o santo ganhou a simpatia do povo celta. Ele construiu igrejas e escolas, batizou pessoas e converteu toda a nação. Até hoje a Irlanda é uma das mais católicas do mundo.

3. E porque dia 17 de março é o dia de Saint Patrick?

De acordo com a tradição católica irlandesa, foi em 17 de março do ano 461 depois de Cristo que São Patrício morreu, mais precisamente em uma cidade que hoje se chama Downpatrick. Muito patriota, o povo da Irlanda construiu diversos santuários em sua homenagem e até hoje celebram a obra e influência de seu amado padroeiro.

4. 5 fatos sobre o dia de Saint Patrick:Os símbolos da celebração

O trevo (shamrock)

Símbolo do patriotismo irlandês, o trevo de três folhas era uma planta considerada sagrada para os antigos celtas por indicar o começo da primavera. De acordo com a lenda, a planta também foi usada por São Patrício para explicar aos pagãos o mistério católico da Santíssima Trindade: o fato de que Pai, o Filho e o Espírito Santo são ao mesmo tempo três seres distintos em um único Deus.

5 fatos sobre o Saint Patrcik img 6

A cor verde (green)

Nas primeiras manifestações em celebração ao dia de São Patrício eles usavam a cor azul. Assim, à medida em que o trevo foi se popularizando, começaram a usar a cor verde. O verde passou a ser considerado como um símbolo usado dia 17 de março após uma rebelião que aconteceu em 1798, quando soldados vestiram uniformes desta cor para conseguir a atenção e o apoio dos demais cidadãos para seus ideais rebeldes. Além disso, a cor verde também está na bandeira do país.

As cobras (snakes)

Conta-se que, durante sua peregrinação pela Irlanda, um belo dia São Patrício subiu até o topo de um morro, bateu com seu cajado no chão e espantou todas as cobras da ilha. Na verdade, essa história não passa de um mito, já que a ilha nunca teve cobras.

A Cruz Celta (Celtic cross)

Como já mencionamos, na tentativa de evangelizar o povo celta São Patrício não impôs a religião católica, mas foi aos poucos incorporando elementos cristãos aos costumes locais. Foi o que aconteceu com a Cruz Celta – uma junção da cruz em forma de T com a cruz solar que tem forma circular. Então, o impacto da transformação provocada pelo santo foi amenizado, o que fez com que ele conquistasse o respeito e admiração das pessoas.

O Duende, o pote de ouro e o Arco-íris (Leprechaun, Pot of Gold and Rainbow)

Mesmo não estando ligada à vida de São Patrício, essa lenda sempre foi marcante para os irlandeses. A cultura dos povos celtas era recheada de histórias que envolviam seres mitológicos como uma espécie de duende que consertava os sapatinhos das fadas, chamados “Leprechauns”. Desse modo, a lenda diz que eles são homenzinhos mal-humorados e que medem de 30 a 50 centímetros, usam paletó, gravata e cartola verdes e têm uma barba ruiva bem longa. Além disso, eles guardam um tesouro no fim do arco-íris, lugar escolhido já que ele nunca é encontrado. A lenda ainda diz que eles pregam peças e fazem de tudo para protegerem as suas riquezas.

5. As tradições da data

As paradas com carros alegóricos e pessoas saindo às ruas vestindo as cores da bandeira da Irlanda são cada vez mais comuns em todo o mundo. Mas essa tradição não começou na Irlanda e sim nos Estados Unidos em 1601, quando um grupo de soldados irlandeses que viviam na Flórida decidiram homenagear sua terra natal e organizaram um desfile. Hoje, o maior desfile do mundo em homenagem a esse dia acontece em Nova Iorque, que conta com mais de 150 mil pessoas.

A cerveja (Green beer)

A cerveja é a bebida oficial do Dia de São Patrício, em especial a da marca irlandesa Guinness, que dobra suas vendas no dia 17 de março por isso é comum que bares e restaurantes pintem a cerveja de verde nessa data e as pessoas brindem desejando sorte e dinheiro.

O rio verde (Green river)

Outra tradição interessante é o rio da cidade de Chicago que é tingido de verde todos os anos desde 1961 pela união dos encanadores locais. Usando uma fórmula não poluente, o efeito dura por volta de cinco horas e já tentou ser copiado por outras cidades, mas acabou sendo uma exclusividade de lá.

E aí? Curtiu saber mais sobre as curiosidades e a história por trás do feriado de St. Patrick’s Day? Então agora é só se preparar para curtir essa festa!

Leia mais: Dia 04 de julho / Fatos e curiosidades sobre o Halloween / O que é o Thanksgiving?

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: