Fatos e curiosidades sobre o Halloween

Fatos e curiosidades sobre o Halloween img

Confira alguns fatos e curiosidades sobre o Halloween.

Origem pagã

Comemorado no dia 31 de outubro em diversos países, o Halloween mudou muito desde que surgiu, há 2 mil anos. As origens da festa começaram com o antigo festival celta de Samhain. Os celtas , que viveram na Europa, comemoravam seu ano novo em 1º de novembro. Este dia marcava o fim do verão e a colheita e o início do inverno escuro e frio, uma época do ano muitas vezes associada à morte. 

Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se abria. Por isso, eles achavam os espíritos causavam problemas e danificava plantações. Além disso, essa época era favorável que seus sacerdotes celtas, ou druidas, fizessem previsões sobre o futuro.

Para comemorar o evento, eles construíam enormes fogueiras sagradas. As pessoas se reuniam em volta para queimar colheitas e animais como sacrifícios às divindades celtas. Sendo assim, durante a celebração eles usavam fantasias, geralmente cabeças e peles de animais, e tentavam contar a sorte uns dos outros.

Fatos e curiosidades sobre o Halloween img1

Influência do catolicismo

Em 43 d.C., o Império Romano havia conquistado a maior parte do território celta. Sendo assim, ao longo dos 400 anos que governaram as terras celtas, eles fundiram dois festivais romanos com o Samhain. O primeiro era Feralia, um dia no final de outubro, quando os romanos tradicionalmente comemoravam a passagem dos mortos. O segundo era um dia para homenagear Pomona, a deusa romana das frutas e das árvores. 

No século IX, a influência do cristianismo se espalhou pelas terras celtas, o que influenciou as celebrações pagãs, assim como o Dia de São Patrício. Aliás, em 1000 dC, a igreja fez de 2 de novembro o Dia de Finados, um dia para homenagear os mortos. Eles celebravam a data de forma semelhante ao Samhain, com grandes fogueiras, desfiles e fantasias de santos, anjos e demônios . 

Fatos e curiosidades sobre o Halloween img2

Fatos e curiosidades do Halloween – Origem do nome

O Dia de Todos os Santos em inglês se chamava All-hallows ou All-hallowmas (do inglês médio Alholowmesse). Por isso, com o tempo a tradicional noite de Samhain passou a se chamar All-Hallows Eve e, eventualmente, Halloween.

Chegada aos EUA

A festa chegou por lá só em meados do século XIX, quando houve uma grande migração de irlandeses. Mas por que a data só no século XIX, sendo que a presença de britânicos no país remonta ao século XVII?

A colonização dos Estados Unidos pelos britânicos iniciou-se a partir do século XVII. No entanto, durante muito tempo, o grande grupo que havia se mudado para os Estados Unidos era o dos puritanos, contrários à comemoração do Halloween. À medida que as crenças e costumes de diferentes grupos étnicos europeus e os índios americanos se misturavam, uma versão americana começou a surgir. 

Na segunda metade do século 19, novos imigrantes começaram a chegar na América do Norte. Dessa forma, esses novos imigrantes, especialmente os milhões de irlandeses fugindo da fome, ajudaram a popularizar a celebração do Halloween nacionalmente.

As primeiras celebrações incluíam brincadeiras, eventos públicos para celebrar a colheita. Além disso, os vizinhos compartilhavam histórias dos mortos, dançavam e cantavam. As festividades também contavam com histórias de fantasmas e travessuras de todos os tipos. 

Fatos e curiosidades do Halloween – As festas

No final de 1800, houve um movimento na América para transformar o Halloween em um feriado mais voltado para a comunidade. Jornais e líderes comunitários encorajaram as pessoas a tirar qualquer coisa “assustadora” ou “grotesca” das celebrações do Halloween. Assim, a festa perdeu a maior parte de suas conotações supersticiosas e religiosas no início do século XX.

Por isso, nas décadas de 1920 e 1930 as festas focadas em jogos, comidas da época, desfiles e fantasias festivas se tornaram a forma mais comum de comemorar o dia. No entanto, apesar dos melhores esforços de muitas escolas e comunidades, o vandalismo começou a atormentar algumas celebrações em muitas comunidades durante esse período.

Na década de 1950, os líderes conseguiram limitar o vandalismo e o Halloween virou um feriado feito principalmente para os jovens. Com o grande número de bebês durante o baby boom dos anos 50, as festas passaram para a sala de aula ou para casa, onde poderiam ser mais facilmente acomodadas.

Fatos e curiosidades sobre o Halloween img3

Trick or treat?

Entre 1920 e 1950, a prática de pedir doces nas casas também foi revivida. Travessuras ou gostosuras eram uma maneira barata de uma comunidade inteira compartilhar a celebração do Dia das Bruxas. Aliás, as famílias também poderiam evitar travessuras se dessem doces às crianças da vizinhança. Essa prática originou a expressão “trick or treat” (doces ou travessuras) que é usada até hoje. 

Assim, uma nova tradição americana nasceu e continuou a crescer. Hoje, os americanos gastam cerca de US$ 6 bilhões anualmente no Halloween. este é o segundo maior feriado comercial do país depois do Natal. Um quarto de todos os doces vendidos anualmente nos EUA é comprado para o Halloween.

Fatos e curiosidades sobre o Halloween img4

Agora que você já sabe como essa festa surgiu, clique aqui para saber mais sobre os símbolos do Halloween e seus significados.

E você? Também comemora o Halloween?

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: