“Homework pra que?” é a pergunta mais frequente que os alunos fazem quando estão aprendendo uma nova língua. Ainda mais, é o maior desafio dos professores durante o ensino.
Por isso, nesse artigo vamos explicar a importância do homework (tarefa de casa) e dar algumas dicas de como encaixar mais essa tarefa dentro do seu cotidiano.
Segundo o site britânico Nordangliaeducation, há uma relação direta entre fazer o homework de maneira adequada e altos níveis de progresso quando aprendemos uma língua.
Homework pra que? Consolidação do aprendizado
Primeiramente, vamos entender que o processo de aprendizado de uma nova língua acontece em dois momentos diferentes:
- Durante uma aula ou exposição a vídeos e materiais de e-learning o aluno tem contato com a prática da língua.
- Fora desse ambiente o aluno tem contato com teorias, regras, vocabulário e é estimulado a fazer pesquisas, o que vai consolidar o que ele aprendeu durante a aula. Ou seja, esse é o momento do homework
Então, vamos entender o que significa “consolidar” um aprendizado.
Durante a exposição listada no número 1 acima, o aluno aprende e guarda a informação na memória curta temporária, que é totalmente seletiva, e se não consolidada será perdida para dar espaço para outra coisa que seja consolidada adequadamente.
A consolidação do aprendizado se dá no número 2 quando o conhecimento passa da memória curta temporária para a memória definitiva e daí não é mais perdido.
Aprendizado de vocabulário
A quantidade de vocabulário é um dos fatores mais importantes quando aprendemos uma língua. Segundo o instituto britânico de pesquisas Macrothink Institute, há uma relação estreita entre a aquisição de vocabulário e a conquista da fluência em uma língua.
Então, vamos entender como acontece esse processo segundo os itens 1 e 2:
Durante o item 1, o aluno pode até ser exposto e praticar o vocabulário, mas geralmente essa exposição acontece uma vez na semana durante uma ou duas horas, o que não é suficiente para atender a necessidade de vocabulário para uma comunicação assertiva. Além disso, nessa exposição do item 1 ainda e necessário trabalhar as outras habilidades (leitura, compreensão, gramática), por isso sobra pouco tempo para o ensino de vocabulário.
Ao fazer o homework, o aluno tem que realizar pesquisas de vocabulário seja para resolução de exercícios ou para confecção de textos. Essa pesquisa traz um acréscimo importante para o nível de vocabulário do aluno.
Dicas para encaixar o Homework em seu cotidiano
- Planilhe suas tarefas. Faça uma planilha com as tarefas da sua semana. Coloque os horários e duração das tarefas. Depois disso, olhe para essa planilha e encontre espaços em branco onde você poderia encaixar o homework, mesmo que diluído em vários momentos da semana.
- Realoque tarefas. Veja se há alguma outra tarefa que pode ser atribuída a outra pessoa ou até mesmo substituída pelo homework, mesmo que seja temporariamente.
- Repense suas prioridades. Pergunte a si mesmo: “o que é mais importante para minha colocação no mercado de trabalho, uma pós graduação ou inglês fluente?”, a resposta vai fazer você dedicar seu tempo para aquilo que vai trazer mais resultados a curto, médio e longo prazo. Leia nosso artigo “Qual a melhor maneira de aprender outra língua?” e ele vai ajudar nessa tarefa.
Por fim, a resposta para a pergunta “homework pra que?” foi dada nesse artigo e esperamos que tenha ajudado a convencer sobre sua importância.
Esperamos que vocês tenham gostado. Aguardem outros artigos!
Leia mais: Aprender inglês é difícil mesmo? / Otimizando seu tempo para estudar