Aprender inglês é difícil mesmo?

Aprender inglês é difícil mesmo? img09

Será que aprender inglês é difícil mesmo, ou será que isso é um mito?

O inglês está cada vez mais presente nas nossas vidas: em séries e filmes, no trabalho e por toda a internet. Chega um ponto em não há mais para onde fugir: é preciso aprender, certo? E é nessa hora que a maioria das pessoas chegam à conclusão de que aprender inglês é difícil. Mas será que é mesmo?

A resposta para essa pergunta é bastante complexa e ela não é igual pra todas as pessoas. Vários fatores devem ser levados em consideração. No entanto, nós já falamos sobre eles de forma bem prática e objetiva em um outro artigo: qual a melhor maneira de aprender outra língua?

Entretanto, vamos refletir um pouco mais sobre essa dificuldade em aprender inglês?

Aprender inglês é difícil mesmo? img 1

O que significa de fato aprender inglês?

Responde pra gente com sinceridade: o que significa aprender inglês pra você? Falar igualzinho um americano? Entender tudinho daquela série nova sem precisar de legenda? Saber cantar todas as músicas que estão em alta nos streamings? Decorar todas as regras de sujeito, verbo, preposição, complemento direto e indireto? Ou ser capaz de conversar com qualquer pessoa sobre assuntos diversos e, mesmo escorregando aqui ou ali, conseguir entender o que é dito e passar sua mensagem?

Falar como nativo

Para a imensa maioria das pessoas, aprender inglês de verdade significa falar como a pessoa que nasceu nos Estados Unidos ou na Inglaterra, por exemplo. Aliás, muitos alunos desejam ter uma pronúncia perfeita, sem sotaque nenhum. E eles também sonham com o dia que vão entender absolutamente todas as palavras que escutam pra responder sem nenhum erro.

A grande verdade é que todos gostariam de falar inglês como se fala português. Se esse é o seu objetivo, sentimos muito te informar, mas isso não vai acontecer! Um estrangeiro jamais vai conseguir falar português como nós – por mais que ele more aqui e se esforce muito -, pois ele não cresceu ouvindo e falando o nosso idioma. Da mesma forma, nós brasileiros também não vamos falar inglês exatamente como os nativos porque não é a nossa língua materna, mas sim uma língua estrangeira.

Leia mais: Língua estrangeira, materna, segunda língua… qual o significado?

Foco na gramática

Um bebê que está aprendendo a falar português não tem noção do que significa verbo, sujeito ou qualquer outro termo gramatical. Ele passa cerca de um ano ouvindo o que todos falam pra depois começar a soltar as primeiras palavras. Quando ele começa a ser alfabetizado, por volta dos 6 anos, ele já fala português perfeitamente! Ou seja, não foram as regras que o fizeram aprender a falar, mas a prática! Embora haja diferenças entre a aquisição da língua materna e de uma língua estrangeira, podemos afirmar a mesma coisa quando alguém aprende inglês.

No entanto, observamos um fenômeno que se torna o pesadelo de quem quer falar inglês. Quando um brasileiro aprende inglês, nosso cérebro se baseia na língua que a gente já conhece, o português, para se comunicar. Enquanto algumas estruturas são exatamente as mesmas, outras são bastante diferentes, ou simplesmente não existem. Isso causa a maior confusão na cabeça de quem está aprendendo e essa pessoa vai, quase sempre, acabar ‘abrasileirando’ tudo. E é daí que vem a dificuldade de falar, o que deixa as pessoas frustradas, acreditando que aprender inglês é difícil.

Então, não adianta saber as regras se você não sabe se comunicar! Saber a teoria é importante sim, inclusive tem gente que só aprende mesmo se enfiar a cara nos livros de gramática e se encher de exercícios – e tá tudo bem! Mas, se ficarmos apenas nisso, certamente o tempo que levaremos pra aprender será infinitamente maior, o que frustra e desanima qualquer aluno! E, assim como uma criança não domina todas as regras e exceções da gramática em português, não se deve focar nisso pra conseguir falar inglês.

Por isso, o ideal é partir da língua falada pra, só depois, se aprofundar nas regras – e só se for mesmo necessário!

Aprender inglês é difícil mesmo? img 2

Por que aprender inglês é difícil para o brasileiro?

Uma reportagem da Revista Você SA mostrou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e menos de 3% são fluentes. Além disso, dados do British Council de 2013 mostraram que 10% das pessoas entre 18 e 24 anos tinham algum conhecimento em inglês. E que 9% da população brasileira com 16 anos ou mais pretendia começar um curso no ano seguinte.

No entanto, de acordo com o site Vagas.com, mais da metade dos candidatos diz ter inglês avançado ou fluente, mas, depois de testes de proficiência, pouco mais de 1/3 realmente tem essa qualificação no idioma. Portanto, se observarmos as estatísticas chegamos à conclusão de que o brasileiro continua tendo grandes dificuldades para aprender inglês. E por que será?

Fatores que dificultam a aprendizagem do brasileiro

O brasileiro se autossabota! A grande maioria deixa para aprender em cima da hora, ou acredita no milagre de que vai aprender de hoje pra amanhã. Isso se dá pela falta de disciplina e até mesmo preguiça de se empenhar. Mas tem mais coisas que influenciam a aprendizagem do brasileiro, veja mais:

Traumas

O brasileiro tem medo de abrir a boca e falar errado. Não gosta de ter sotaque, quer pronunciar tudo corretamente. Não admite escorregar na gramática e exige entender cada detalhe do que é dito. Por isso, só vai abrir a boca depois de ter aprendido tudo perfeito. Essa cobrança exagerada leva à frustração, tensão, angústia e a sensação constante de incapacidade. E como é possível aprender desse jeito?

No entanto, pessoas de diferentes países simplesmente não se importam com nada disso. Eles não têm o mesmo medo de falar errado. Eles aprendem a falar pois não se cobram como fazemos por aqui. Simplesmente falam, mesmo que não saia tudo perfeito. E eles se comunicam – que é o objetivo principal. E se não conseguirem se comunicar, eles tentam de outro jeito, sem estresse, até conseguir.

Aprender inglês não quer dizer falar perfeitamente, mas sim ir diminuindo os erros conforme o processo de aprendizagem pra atingir o objetivo principal de se comunicar!

Metodologia

Cada pessoa aprende diferentes assuntos de formas muito particulares, afinal as pessoas são únicas. Pra você descobrir como aprende melhor, você precisa considerar fatores como: facilidade, tempo pra se dedicar, objetivo, exposição à língua, entre outros. E, como não é nada fácil aprender algo sozinho, as pessoas buscam por cursos que, quase sempre, simplesmente ignoram a individualidade de cada aluno.

Mas se nós somos seres diferentes, então por que devemos aprender da mesma forma? Se eu aprendo melhor ouvindo, por que tenho que fazer tanto exercício? Prefiro assistir filmes a ler. Isso é errado? Memorizo melhor quando eu vivencio a situação, será que eu preciso mesmo aprender tanta gramática? Será que o curso que estou fazendo é o ideal para mim?

O resultado: muitos acabam desistindo do curso que fazem porque acham que não estão aprendendo ou porque não gostam das aulas. Muitas vezes isso é causado porque a pessoa não está aprendendo da maneira mais ideal para o seu perfil.

Pra te ajudar a descobrir o seu perfil de aprendizagem, clique aqui e saiba mais!

Crenças

Você já deve ter ouvido (ou dito) frases como:

“Eu não tenho o dom para aprender inglês.”;

“Para aprender inglês tem que morar fora.”;

“Estou muito velho para aprender inglês.”;

“Deveria ter aprendido quando eu era criança”;

Essas frases não passam de crenças erradas disfarçadas de negatividade e pessimismo. Nunca é tarde demais para aprender algo novo. Não é preciso morar fora para falar inglês e nem mesmo fazer um intercâmbio se você não tiver condições. Além disso, embora cada um tenha mais facilidade com determinados assuntos do que com outros, não significa que você não é capaz.

E quando a gente é criança, a gente tem a mente mais aberta, menos preocupações, não tem medo de se arriscar – vários fatores que favorecem a aprendizagem sim. Mas não significa que, depois de adultos, é impossível aprender. Tudo é uma questão de encontrar e encaixar a melhor forma de aprender ao seu perfil.

Leia mais: intercâmbio funciona?

Leia mais: qual a melhor idade para aprender outro idioma?

Afinal: aprender inglês é difícil mesmo ou leva tempo?

Aprender inglês é difícil mesmo? img 3

Pra afirmar em quanto tempo se aprende inglês, não dá pra simplesmente fazer uma conta exata, pois diversos fatores devem ser levados em consideração. Porque o ambiente, a metodologia, a frequência de estudos e o acesso a diferentes recursos afetam a aprendizagem. Além disso, a idade e o gênero desse aluno, seus objetivos, seu perfil de aprendizagem e suas crenças sobre o idioma influenciam no tempo que se leva para aprender. Por esse motivo, a resposta pra essa pergunta vai variar muito de pessoa pra pessoa.

Só que, quando temos o primeiro contato com a língua parece que vai dar muito trabalho, não é? Quando o calo aperta e surge a necessidade de falar inglês pra ontem, as pessoas procuram a promessa mais barata e rápida. E cada vez mais, as pessoas parecem querer soluções imediatas – que não existem, por mais que tentem nos convencer! E é justamente aí que muitos ganham dinheiro em cima da ingenuidade alheia.

Aliás, um dos grandes problemas dos alunos de qualquer curso de inglês é o temido homework, que são as lições de casa. Como a maioria das pessoas quer aprender pra ontem, sem muito esforço e, se possível, de graça, ter que fazer tarefa em casa é um tormento. Porém, o que as pessoas não entendem, é que nós não vivemos em um país onde o inglês é usado na padaria ou na banca de jornal. Além disso, ninguém gosta de admitir não tem disciplina para estudar. Daí a importância de consolidar em casa o que é aprendido em sala de aula, através dos mais variados tipos de atividade que aumentem a exposição do aluno à língua.

Leia mais: Homework pra que?

Quanto tempo leva pra aprender inglês?

Pra responder essa pergunta, criamos outro artigo que você pode ler aqui. No entanto, a verdade que precisa ser aceita é que aprender qualquer coisa exige dedicação e esforço, e com o inglês não é diferente. Você não vai sair falando da noite para o dia, nem em um curso intensivo de 4 meses! Aprender inglês leva e toma tempo.

Não existe método eficiente que garanta milagres. Se existisse uma fórmula mágica para aprender línguas de maneira fácil e rápida, acredite: alguém já estaria muito rico e todo mundo falaria o idioma que quisesse. Aprender uma língua exige prática, estudo, empenho – e não adianta querer fugir disso!

Se você estiver afim de se dedicar e aprender a falar inglês de verdade, conheça nossos cursos cuja metodologia leva em conta o seu perfil, seus objetivos e necessidades. Agende uma aula experimental gratuita e descubra como a gente se adapta ao que você precisa!

 

Outros artigos:

Nossos cursos:

Compartilhe: